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Heineken: cerveja ou conferência?

Jean-François van Boxmeer, CEO da Heineken, resumiu a importância da criatividade para a empresa em apenas uma frase: “A criatividade é uma decisão a ser tomada pela empresa”. O compromisso que a empresa assume é comprovado pela quantidade de campanhas premiadas em anos recentes.

“No final das contas, cada empresa decide se quer investir nisso e, caso opte pela criatividade, terá que assumir as consequências, porque existe um risco”, reforça CMO global Alexis Nasard, também convidado pelo CEO do Publicis Groupe Maurice Lévy para o seminário da holding francesa.

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Nós decidimos o que é criativo. Nenhum teste ou medição vai nos dizer isso. Muitas vezes, tomamos decisões contra as pesquisas”, afirma. Além disso, a Heinkenen mantém uma estrutura interna para lidar com as diretrizes criativas de suas campanhas. “A agência é responsável pela criação, e é ótimo quando o criativo entende a minha marca. Mas temos que trabalhar sempre juntos. Somente dessa forma a excelência é construída”, afirma.

O posicionamento criativo da marca rendeu grandes resultados neste ano, inclusive, na esfera da efetividade. O Grand Prix na categoria Creative Effectiveness para a “Jornada de Heineken”, famosa pelos personagens altamente criativos como o do filme “The Date”, mostra o quanto a boa publicidade pode gerar resultados para a marca.

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