Patriotismo vence na categoria Direct Lions

romenian flag

Como despertar o patriotismo, esse sentimento que já fora uma forte expressão identitária, entre a globalizada juventude de hoje? Pois é esta emblemática questão que o case American ROM, vencedor nas categorias Direct, Titanium, Promo e PR, aborda.
O chocolate ROM fora outrora um símbolo nacional na Romênia, cuja embalagem ostenta a bandeira do país. Tendo dificuldades para renovar seu público, o produto assiste a perda de espaço para marcas americanas como Snickers e Mars, de maior apelo entre os jovens. Constatado o problema, a marca romênia decidiu optar pela subversão como estratégia de reconquista de espaço: Trocou a bandeira nacional pela icônica americana. O que aparentava não fazer o menor sentido, como se a marca estivesse dando um tiro no próprio pé ao desvalorizar a sua principal característica, mostrou-se uma interessante (e rentável) ação.

E assim, após midiatizar a mudança, muitos se ressurgiram indignados contra essa nova embalagem – inclusive, em grande número, os jovens. Através destes que foram inclusive para rua demonstrar seu descontentamento além do espaço da internet, a marca obteve 300 000 euros em propaganda free e espontânea, além de retomar sua posição como o chocolate símbolo nacional decorrente dos impressionantes 79% de aumento no consumo de ROMs durante o período da campanha. E, a partir de agora, ROMs ganha projeção mundial em Cannes.

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